segunda-feira, 21 de junho de 2010

Presente grego.


O que fazer quando tudo o que você viveu e construiu começa a desabar diante dos seus olhos? O que fazer quando a vida de uma nação depende de você?

“Príamo olha para aquela situação sem saber o que fazer, observa o desespero estampado na cara de sua população e o rosto desacreditado de cada soldado seu. Ele olha ao redor e tudo o que pode ver é fogo e destruição. Frutos de uma armadilha, de um presente. O famoso presente grego, o famoso cavalo de tróia. Desesperadamente ele tenta reverter a situação, milhões de pensamentos invadem sua mente. Tentar levar todos para um refúgio próximo? Seria muito arriscado. Eles seriam pegos cedo ou tarde. Tentar encorajar seus soldados com palavras motivadoras ou gritos de guerra? Falta tranqüilidade e tempo para pensar em algo. Talvez não esteja em suas mãos, talvez tenha que desistir, afinal, ele depende de um milagre. Isso é óbvio.”

É interessante como ele não pôde fazer nada quando foi justamente quem causou tudo. É interessante refletir que um “simples” erro pôde causar a destruição e a ruína de milhares de pessoas. Ele sabia que havia errado ao ceder à vaidade e ao orgulho de aceitar aquele presente. Ele também sabia que havia errado ao ignorar o alerta em seu coração. Era um presente belo e que demonstrava respeito. Um presente que levantaria o ego de qualquer Rei ou Imperador. Um presente que era ao mesmo tempo mágico e traiçoeiro. E então só restou desespero misturado com arrependimento. Não havia volta. O que fazer quando suas únicas alternativas são desistir ou morrer lutando? Talvez ele tenha escolhido a segunda para se redimir, era o mínimo que poderia fazer.

Mas a lição que devemos observar é que não importa o que aconteça, sentimentos como vaidade e orgulho são perigosos, e o caminho andado de mãos dadas com eles pode não ter volta. Por isso, não alimente seu ego e siga sempre seu coração. Se ele tentar te alertar, pense duas vezes antes de dar um passo. E acima de tudo, seja feliz sem se preocupar com o que os outros pensam. Seja feliz por você. Pense nisso.

Um comentário: